Qual a origem da Agricultura Biodinâmica?

Este artigo sobre a origem da agricultura biodinâmica foi escrito por Ueli Hurter, Co-líder da Secção de Agricultura do Goetheanum desde 2010 e agricultor biodinâmico na Ferme-Fromagerie de L'Aubier. Encante-se com a história e origem da biodinâmica!

1/20/20242 min read

O nome "biodinâmica" (ou seja, biológico-dinâmico) não tem origem em Rudolf Steiner, mas foi introduzido nos primeiros anos após o Curso. Os relatos dizem que um grupo enfatizava mais as leis biológicas ou do reino vivo e o outro grupo trabalhava mais com as forças ou a dinâmica. O termo bio(lógico)-dinâmico surgiu então como síntese. Deméter como termo e marca registrada foi introduzido no início da década de 1930 como um sinal e selo de qualidade para os produtos. Em 1977 foi fundada a Demeter International com o objetivo de coordenar a política de marcas de forma federal.

A Seção de Ciências do Goetheanum era o ponto de contato mais importante para as pessoas e o trabalho nas fazendas. No primeiro inverno após o Curso de Agricultura, em 1925, foi realizada a primeira Conferência Agrícola no Goetheanum. Desde então, essa conferência tem ocorrido todos os anos até os dias atuais. Esta conferência é um evento importante no decorrer do ano e também visto de uma perspectiva histórica para as pessoas que estão conectadas com o impulso biodinâmico. Todos os anos tem como foco um tema temático e é composto por relatos de experiências de pessoas, relatos de pesquisa, de estudos antroposóficos básicos e contribuições artísticas. De seu início modesto, desenvolveu-se em um evento onde 700 pessoas se reúnem de mais de 30 países.

No movimento biodinâmico as pessoas estão conscientes de que os princípios e indicações básicas do Curso de Agricultura são relevantes por um período maior de tempo. Compreendê-los e colocá-los em prática deve ser feito de novo a cada geração. A questão do potencial de desenvolvimento atual do movimento biodinâmico depende essencialmente das possibilidades do indivíduo no presente e de sua capacidade de trabalhar em conjunto com os outros.

Soma-se a isso o conhecimento e a vontade necessários para cooperar cada vez mais com os outros em alianças. Isto aplica-se à cooperação no âmbito do movimento biodinâmico, bem como à cooperação com o movimento orgânico e com a sociedade civil em todo o mundo. O Relatório Agrícola Mundial, publicado em abril de 2008, mostrou claramente que a agricultura ecológica, regional e multifuncional, baseada no conhecimento da experiência, pode dominar melhor os desafios do futuro. O movimento biodinâmico como movimento pioneiro do cultivo orgânico e como um de seus agrupamentos mais inovadores, como sempre foi, quer e é capaz de dar sua contribuição para este grande desafio.

Fonte: site do Goetheanum Section for Agriculture